Curso com certificado reconhecido pelo MEC
Agende uma reunião com um de nossos especialistas para saber mais sobre a PÓS-GRADUAÇÃO
IFEMAB tem um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com a Faculdade Focus. A Faculdade Focus é responsável pelo desenvolvimento do Projeto Pedagógico e pelas ações acadêmicas com os alunos junto com a IFEMAB, sendo ela responsável pedagogicamente e pelas emissões dos documentos aqui relacionados.
O mercado de integridade e inspeção regulamentado pela NR-13 vive um ciclo de forte demanda no Brasil. O envelhecimento de ativos industriais, a intensificação das auditorias de conformidade, as metas de ESG e a busca por disponibilidade operacional elevam a necessidade por engenheiros capazes de planejar e executar inspeções, elaborar laudos e projetos de alteração/reparo, e estruturar planos de inspeção baseados em risco para caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos. Trata-se de um segmento com baixa concorrência qualificada e alta responsabilidade técnica, que possibilita atuação autônoma ou corporativa com boa remuneração e contratos recorrentes em setores como óleo e gás, papel e celulose, alimentos e bebidas, mineração, química, sucroalcooleiro, energia e saneamento. A pós-graduação proposta foi desenhada exatamente para esse cenário, preparando o(a) engenheiro(a) para desempenhar funções técnicas e estratégicas que o mercado exige.
O profissional formado poderá atuar em toda a cadeia de conformidade da NR-13: inspeções inicial, periódica e extraordinária; ENDs aplicáveis; análise de integridade e vida remanescente; elaboração e atualização de prontuários; emissão de relatórios técnicos e pareceres; definição de periodicidades e planos de inspeção; gestão de integridade de ativos; e projetos de alteração e reparo alinhados a códigos e normas correlatas. Além do atendimento direto à indústria, abre-se espaço para consultoria, coordenação técnica, implementação de programas de RBI e suporte a auditorias internas e externas, com potencial de posicionamento como referência técnica no setor. Essa trilha está alinhada aos objetivos, público-alvo e módulos do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Inspeção e Dimensionamento conforme a NR-13 (420h), voltado a engenheiros(as) que desejam unir domínio técnico, visão de negócios e autoridade profissional.
Nossas aulas acontecem ao vivo, em datas previamente agendadas (geralmente aos finais de semana), com foco em módulos completos e objetivos. Cada encontro é pensado para unir teoria sólida com aplicação prática imediata — sempre baseada em casos reais vivenciados em grandes indústrias. Aqui, você não vai aprender apenas o “como”, mas o porquê e o para quê de cada ferramenta, norma e procedimento. Tudo com uma abordagem sistêmica, profunda e aplicável, que prepara você para resolver problemas reais da engenharia desde o primeiro módulo.
Nada de teoria sem aplicação. Todos os nossos módulos são baseados em situações reais, ferramentas que usamos no dia a dia em campo e problemas que o engenheiro realmente enfrenta nas indústrias.
Nossa especialização te posiciona de forma estratégica para o mercado atual, seja para atuar como contratado por grandes empresas ou como engenheiro autônomo. É conhecimento que gera resultado real.
Não basta entrar no mercado. Nosso objetivo é te manter lá, em crescimento constante. Você sai especialista, com visão técnica, comercial e estratégica — preparado para construir uma carreira sólida e recorrente.
Pós-Graduação em Engenharia de Inspeção e Dimensionamento conforme a NR-13
Currículo do: Coordenador
Currículo do: Professor
Currículo do: Professor
Currículo do: Professor
Currículo do: Professor
Clique nos módulos abaixo para explorar tudo o que você vai aprender
Objetivo: Formar engenheiros com domínio técnico completo dos fundamentos da norma para aplicação.
• Histórico e evolução da norma NR13 Ética e profissionalismo do engenheiro especialista em NR13
• Enquadramento legal e responsabilidades técnicas
• Classificação e Categorização dos equipamentos segundo NR13
• Ciclo de vida dos equipamentos: da instalação ao descarte
• Requisitos de segurança, documentação obrigatória e periodicidades (multas)
• Prontuários de Fabricantes e prontuários reconstituídos
• MEF Método de elementos finitos (conceitos básicos de aplicação)
• Principais erros cometidos na interpretação da NR13 (e como evitá-los)
• Conceitos Básicos conforme outras normas regulamentadoras aplicáveis
Estudos de caso práticos e exemplos reais de situações encontradas em inspeções industriais, preparando o profissional para os desafios reais do mercado de trabalho.
• Tipos de inspeção (inicial, periódica, extraordinária e integridade)
• Técnicas de END aplicáveis: LP, PM, US, MFL, AE (princípios básicos)
• Requisitos de segurança para acesso e preparação
• Documentos necessários para empresas do ramo
• Inspeção visual e dimensional ‒ passo a passo
• Elaboração e interpretação de relatórios técnicos
• Estudos de caso práticos em caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques
• Principais não conformidades encontradas em campo
• Critérios de aceitação e rejeição conforme normas técnicas
• Como identificar e classificar não conformidades
Exemplos práticos de aplicações em campo e estudos de caso reais de projetos de alteração e reparo (PAR), preparando o engenheiro para transformar análises técnicas em soluções práticas e seguras.
• Critérios e quando se aplicam projetos de alteração e reparo conforme NR13
• Requisitos de documentação e aprovação
• Responsabilidades do engenheiro e da empresa proprietária do equipamento
• Interface com o código ASME e outras normas técnicas
• Cálculo e registros para comprovação de integridade
• Determinação de vida remanescente
• Exemplos práticos de aplicações em campo para PAR
• Análise documental de soldagem ‒ ASME IX (estudos de caso)
• Procedimentos de aprovação e validação de projetos
• Como transformar a inspeção em um projeto técnico
A proposta é que o aluno saia deste módulo pronto para estruturar sistemas completos de gestão de integridade, incluindo auditoria inventariada conforme NR-13 com aplicação prática, garantindo a segurança operacional e conformidade regulatória.
<br
• Introdução ao conceito de integridade mecânica
• Análise de criticidade e definição de periodicidades (tanques e tubulações)
• Como elaborar planos de inspeção para equipamentos
• Aplicação de RBI (Risk-Based Inspection) para elaboração dos planos e programas de inspeção
• Ferramentas de gestão e controle de integridade
• Checklists de inspeção e modelos para uso no campo
• Auditoria Inventariada conforme NR13 ‒ Aplicação prática
• Sistemas de monitoramento e acompanhamento
• Indicadores de performance em gestão de integridade
• Integração com sistemas de manutenção
• Cálculos para Vasos de Pressão - Passo a passo dos cálculos conforme
ASME VIII div 1.
• Cálculos para Tubulacoes - Passo a passo dos calculos conforme ASME
B31.3
• Calculos para Caldeiras - Passo a passo dos calculos conforme ASME I.
• Cálculos para Tanques metálicos - Passo a passo dos cálculos conforme API
650 Apêndice a.
Formar engenheiros prontos para o mercado, com conhecimento técnico aliado à visão empresarial, incluindo como elaborar um plano de gestão de ativos NR13 que garante um fluxo de caixa positivo e sustentabilidade do negócio.
• Mapeamento de oportunidades em indústrias e serviços terceirizados
• Precificação de laudos, inspeções e projetos NR13
• Propostas comerciais: composição de preços, margem e negociação
• Modelos de propostas ‒ caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos
• Como abrir uma consultoria ou atuar como autônomo
• Como prospectar clientes e manter seus clientes
• Como elaborar um plano de gestão de ativos NR13 que garante um fluxo de caixa positivo
• Estratégias de diferenciação no mercado
• Networking e relacionamento com clientes industriais
• Dicas práticas para fechar os primeiros serviços ainda durante o curso
Cases de engenheiros que se destacaram no digital e aprenderá estratégias práticas para atrair indústrias, profissionais e estudantes, posicionando-se como referência técnica no mercado de NR-13 e construindo uma marca pessoal sólida.
<br
• O que é ser uma autoridade em NR13 no ambiente digital
• Como construir presença online como engenheiro de integridade
• Marketing de conteúdo: vídeos, artigos, redes sociais e cursos
• Plataformas ideais para engenheiros
• Produção de conteúdo técnico relevante
• Ética e responsabilidade na divulgação técnica
• Cases de engenheiros que se destacaram no digital
• Estratégias para atrair indústrias, profissionais e estudantes
• SEO e visibilidade online para engenheiros
• Como gerar autoridade mesmo sem experiência
Orienta sobre o uso responsável de fontes, o combate ao plágio, os processos de revisão por pares, a escolha de periódicos de qualidade e os sistemas de submissão como a Plataforma Brasil.
• Conceitos, objetivos e importância do método científico.
• Abordagens qualitativa, quantitativa e mista; classificações e aplicações.
• Problema, objetivos, hipóteses, justificativa, referencial teórico e metodologia.
• Técnicas qualitativas e quantitativas, uso de descritores e bancos de dados.
• Estrutura de artigos, relatórios e TCCs; linguagem científica.
• Aplicação das normas ABNT, APA e Vancouver na produção acadêmica.
• Plágio, originalidade, conflitos de interesse e responsabilidade do pesquisador.
• Avaliação de periódicos (Qualis/CAPES), revisão por pares e impacto de eventos científicos.
• Estrutura e estratégias de comunicação científica, estudos de caso e seminários aplicados.
Capacitar engenheiros mecânicos para atuarem de forma técnica, estratégica e empreendedora no mercado de inspeção e integridade de caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos, segundo a NR-13.
Torne-se um especialista em perícias judiciais e extrajudiciais na Engenharia Mecânica, dominando desde perícias veiculares até sistemas de incêndio e equipamentos industriais.
Aprenda a desenvolver projetos residenciais completos utilizando o software Revit, desde a concepção inicial até a entrega final ao cliente.
Aprenda a desenvolver um projeto estrutural completo de galpão metálico com mezanino, desde o levantamento das necessidades do cliente até o cálculo e dimensionamento analítico e computacional, utilizando o software CYPE3D.
Aprenda de forma prática como realizar inspeções e laudos conforme a NR10 para atuar no mercado e ser reconhecido.
A melhor e única Pós Graduação do Brasil que ensina o Engenheiro Mecânico a trabalhar como Autônomo adquirindo experiência e sendo valorizado no mercado
• Engenheiro Mecânico • Especialista em estruturas metálicas • Especialista em adequações de máquinas e equipamentos • CEO e engenheiro responsável da FSW Soluções Engenharia • Presença em mais de 7 estados no Brasil, atendendo empresas multinacionais • Fundador da maior comunidade de engenheiros mecânicos do Brasil, contendo mais de 2500 profissionais.
Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Pitágoras de São Paulo. Pós graduado em Engenharia de Materiais. Fundador da ENGE Consultoria & Gestão Industrial e idealizador do projeto NR-13 Descomplicada, canal do Youtube que entrega conteúdos voltados a norma NR13. Especialista em Inspeção e Integridade de Equipamentos com ênfase em Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos. Possui formação complementar em Metalurgia dos materiais metálicos, além de capacitação em Ensaios Não Destrutivos.
Pós-doutor em Engenharia e Gestão da Inovação pela Universidade Federal do ABC, com projeto relacionado ao ensino interdisciplinar. Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2011) e Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2014). Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2008), graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2002), em Matemática (licenciatura) pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2005) e em Pedagogia pelo Instituto Dottori de Ensino Superior (2012). Avaliador de cursos de graduação pelo INEP. Foi professor do Departamento de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho e do Centro de Administração e Negócios da Universidade Cruzeiro do Sul. Foi professor do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Atualmente é concursado na Fatec de Bragança Paulista. Atua também como coordenador de cursos de graduação na área de negócios e como professor convidado no Pecege-ESALQ/USP. Possui experiência na área da Educação, Ciências Contábeis e da Administração, com ênfase em processos de ensino e aprendizagem atuando, principalmente, com seguintes temas: educação, comunicação, administração, formação de professores, tecnologias midiáticas e digitais e sustentabilidade.
Doutor em Educação pela Universidade Mackenzie, no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura; mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Filosofia e Formação Humana; especialista em Gestão de Políticas Públicas Integradas para Infância e Adolescência pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) - São Bernardo do Campo e graduado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Possui formação artística em Ballet Clássico, Jazz e Sapateado Americano. Foi componente da equipe técnica de formadores do Núcleo de Fortalecimento Institucional da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, instituição à qual esteve vinculado entre os anos de 2004 e 2021, atuando em programas e serviços de proteção básica e especial de média e alta complexidade. Na referida instituição, no período de 2007 a 2009, foi gestor do Projeto Usina Socioeducativa, uma parceria entre Fundação Telefonica-Vivo e a Fundação Criança; entre os anos de 2009 e 2019 compôs a equipe técnica multidisciplinar do CASE - Centro de Atendimento Socioeducativo e de 2019 a 2021 foi coordenador do Acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Atualmente exerce o cargo de Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade FOCUS, é Coordenador dos cursos de licenciatura do Centro Universitário Uni-Ban e membro do corpo docente do Curso de Pós-graduação em Gestão do SUAS, da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. É também membro do pool de professores formadores da Paulus Social desde o ano de 2016; pesquisador, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pedagogia Social (GEPEPS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde o ano de 2020. É participante no Projeto Terra Pátria: pensar, sentir e agir globalmente, pesquisa desenvolvida pelo Global Youth Climate Impact (GYCP) da L'École des hautes études en sciences sociales - Paris - França. Tem experiência nas áreas de Educação, especialmente no Ensino Superior, Assistência Social, Arte-educação, Pedagogia Social e Educação Social, com ênfase em gestão, processos de formação de gestores, educadores e orientadores sociais, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, medidas socioeducativas, acolhimento institucional e desenvolvimento social.
Possui Graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1987), Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente, é Coordenador da Área de Negócios e de Licenciaturas do Centro Universitário UniBTA, coordenador dos cursos de Gestão Pública e Gestão de Segurança Pública da Faculdade Focus de Cascavel, ex-Diretor Administrativo e Diretor Acadêmico do Centro Universitário Uni-Ban, ex- Diretor Geral das Faculdades Integradas Rio Branco e Universidade Anhembi-Morumbi, avaliador ad-hoc do Ministério da Educação, avaliador do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, professor convidado da Fundação Instituto de Administração, professor convidado de pós graduação da Fundação Universidade de São Paulo, do Centro Paula Souza (desde 2014) e da Universidade de São Caetano do Sul (desde 2010), professor das Faculdades Focus (desde 2020), professor da Faculdade Somas (desde 2023), professor convidado da Faculdade Cenes (2024). Tem experiência na área de Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional de instituições de ensino superior, planejamento estratégico de ensino superior, interdisciplinaridade, metodologia científica, pesquisa de mercado e engenharia civil.
Fique atento ao seu Whatsapp e Telefone
Em breve nosso time entrará em contato para marcar um melhor horário de reunião com um de nossos especialistas.